A Colheita na Selva

A Colheita na Selva

O cacau selvagem que compramos passa por um processo de beneficiamento que deve necessariamente ser realizado na origem, no local onde é colhido. Isso porque a fermentação das sementes de cacau dentro do fruto inicia-se no momento em que ele é retirado do cacaueiro.

Fazer o beneficiamento do cacau na maior floresta tropical do planeta está longe de ser uma tarefa fácil. Diferentemente do que ocorre em uma fazenda, para coletar o cacau selvagem, os ribeirinhos precisam adentrar uma mata densa e fechada e ali percorrer muitos quilômetros atrás da quantidade de frutos necessária para encher as caixas de fermentação. Não há auxílio de nenhum tipo de animal (como o burro de carga utilizado em tantas fazendas), e o calor e a umidade da floresta são elementos que não podem ser subestimados.

Há muito conhecimento acumulado envolvido em nosso trabalho. O cacau deve ser colhido no momento correto – nem tão verde, nem tão maduro, quase verdoengo – e devemos separar as suas amêndoas de acordo com a quantidade de polpa, para conseguirmos uma fermentação mais uniforme.

“A vida me parece muito mais interessante depois dessa experiência sensorial. Ir buscar um cacau selvagem é como cruzar o oceano. Mas essa missão será recompensada pela experiência de sabores que ele nos proporcionará.” Luisa Abram

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Política de Privacidade